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CAPACITANDO-SE PARA ENFRENTAR 2016 e 2017.

                                                                                                   

Existem muitos funcionários que acreditam que ir ao trabalho é apenas chegar dentro do horário contratado e desenvolver as tarefas que foi orientado a realizar.

De certa forma não deixa de estar correto, porém será também a única atividade que conseguirá exercer, pelo menos enquanto alguém não fizer algo além do que este profissional faz. Por outro lado, existe também o Gestor (ou Dono) da Gráfica, que chega por volta das 9:30 da manhã e se retira às 16:00, quase sempre “almoçando com cliente” durante umas 2 horas.


Trabalhar não se resume simplesmente em realizar as atividades para as quais fomos designados e cumprir a carga horária exigida. Também o principal responsável pela empresa, ainda hoje, no Brasil, deveria dar o exemplo aos seus subordinados, embora isso me pareça de certa forma “careta”. Devemos ser proativos, saber ouvir e interpretar tudo à nossa volta, o comportamento dos colegas de trabalho, dos clientes e principalmente nossas atitudes. Através destas observações poderão ser verificadas as necessidades de cada indivíduo, meios de ajudar, agilizar, flexibilizar e colaborar para o envolvimento e satisfação de todos.


Existem donos e profissionais que possuem uma admirável competência para debater sobre determinados assuntos, porém muitas vezes, lhes faltam habilidades suficientes para lidar com pessoas ou situações inovadoras e responsáveis pela quebra de paradigmas dentro da organização. Ambas as situações são reversíveis. Um erro comum percebido no nosso meio gráfico é em relação ao gestor que acredita que sempre sabe sobre tudo.

Considera desnecessário estudar, se atualizar, aprender com os colegas, participar de treinamentos, palestras e seminários além de não ter o hábito de realizar auto avaliação de suas habilidades e competências para buscar pontos de necessidade de melhorias.

Todos nos devem passar por reciclagens constantes (mesmo eu faço isso continuamente) através de cursos e treinamentos, sejam nas áreas diretamente relacionadas às suas atividades, sejam naquelas correlacionadas e que influenciam no resultado do trabalho ou da vida pessoal. Temas relacionados à sua área específica como marketing, vendas, qualidade, logística, segurança, informática, agregam informações que aprimoram a atividade exercida diretamente enquanto os demais assuntos complementam as qualificações colaborando para que o profissional interaja com outros campos de atuação e proporcionam uma melhor visão estratégica.

Diferencie-se e seja exclusivo. Ser um profissional é mais que apenas ter uma atividade profissional. É fazer com que a cada dia sejam geradas novas oportunidades de ampliar seu crescimento e apresentar criatividade em fazer novo o que é tradicional. Você deve sentir-se 100% realizado em suas atividades. Sua satisfação proporcionará um ambiente mais agradável aos que dividem atividades com você. A alegria e os sorrisos constantes aumentarão a produtividade de todos, ajudarão a reduzir as dores de cabeça e o estresse diário.

Se você acreditava que “a grama do vizinho era mais verde” passe a confiar que seu jardim é mais fértil. Plante todas as metas pessoais de crescimento e regue com as informações que deseja. No momento adequado você poderá colher os frutos saborosos que foram plantados e cuidados pelo seu conhecimento e adubados através da sua ATITUDE.

 

Thomaz Caspary é consultor de empresas, Coach e diretor da Printconsult Ltda. – O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.