Imprimir

OS DESAFIOS DA VENDA DE IMPRESSOS DIGITAIS

Estivemos nestes dias acompanhando um vendedor de uma gráfica, que além da impressão offset possui também diversas
máquinas de impressão digital.

Em visita a um cliente potencial, pudemos observar o despreparo do vendedor que não tem argumentos plausíveis diante de nossos clientes. O comprador sim sabia o que queria. Tratava-­se no caso (do comprador) de um jovem universitário que tinha cursado a faculdade de administração e se especializado em marketing.

Este jovem tinha sob sua responsabilidade a compra de todo o material gráfico deste cliente (algo em torno de três milhões de dólares anuais) e conhecia perfeitamente as rotinas das gráficas, estava informado sobre o mercado de papeis e outros insumos, além de conhecer custos e um pouco da tecnologia de pré-­impressão e impressão, tanto de embalagem como de impressos promocionais em offset e na tecnologia digital.

Fiquei com pena do vendedor, que não conseguia encontrar argumentos para realmente vender o seu produto. Nem argumentos técnicos (principalmente na área de dados variáveis), muito menos de otimização da compra e redução dos custos por compra de menor quantidade.

Muitos empresários gráficos afirmam, de que o mercado está se tornando cada vez mais difícil e competitivo, vista que, os
clientes estão mais exigentes, mais atentos e não mais se deixam “enrolar” pela conversa dos vendedores das gráficas. Grande parte de vendedores das gráficas estão totalmente despreparados na área do impresso digital, pois não foram treinados para a venda específica deste nicho de mercado.

Vender em 2015, já está sendo bem diferente da forma em que se vendia há cinco anos. A tecnologia de comercialização está
evoluindo de forma surpreendente o que demanda um novo perfil do profissional de vendas e logicamente de gestão estratégica nesta área. O departamento de vendas tem hoje uma função fundamental na estratégia da nossa gráfica, principalmente das gráficas digitais e de dados variáveis. Principalmente nos mercados B2B (Business to Business) ele representa a conexão mais importante entre o cliente e a gráfica. Além disso, tem um papel muito importante na orientação do cliente e na comercialização de impressos com maior valor agregado. Sem um planejamento estratégico de vendas, bem como um treinamento específico aos profissionais de venda, é muito mais difícil que as nossas empresas consigam desenvolver relacionamentos estratégicos formando uma verdadeira parceria entre cliente e gráfica.


Existem muitos fatores, que restringem a eficácia dos esforços de vendas. Entre elas podemos citar a competência do “staff”
que coordena os trâmites internos como, por exemplo, o orçamento que demora em ser entregue, o atendimento telefônico que deixa a desejar, o “empurra-empurra” das responsabilidades internas, falta de informações adequadas e mesmo deficiências na ação do PCP. Dentro da organização da empresa, as gráficas têm que aprender, de que a força de vendas, precisa estar em constante mutação para se adaptar às mudanças do mercado.

Ideias antigas devem ser reavaliadas. Procedimentos até então corretos, perdem a eficácia, ante as mudanças que ocorrem no mercado, a uma velocidade nunca antes experimentada.

Hoje em dia, gerenciar vendas, principalmente em empresas que além da impressão convencional usam também a impressão
digital, é na verdade maximizar a performance dos vendedores, atendendo à necessidades da empresa e aos anseios dos
clientes. Gerenciar vendas é treinar constantemente a equipe face às novas tecnologias gráficas e às técnicas de venda, que
vão se modificando ao longo dos anos. O comprador hoje, não é mais o mesmo que nos comprava a cinco anos.

Com a globalização do mercado, nosso cliente ficou muito mais crítico e paralelamente muito mais bem servido. Nossa concorrência esmera-­se dia­ a ­dia para oferecer ao cliente soluções para seus problemas. Não só impressos de boa qualidade. O profissional de vendas nos dias de hoje, não é mais aquele que nasceu talhado para vender. O homem de vendas deve ser hoje em dia treinado e criado para exercer corretamente suas funções. A chave para identificar homens com alto potencial de sucesso em vendas é entender perfeitamente o trabalho que você quer que eles executem.

É na verdade um trabalho altamente técnico e não somente um contato pessoal do seu homem de vendas para com o cliente. Além disso, já se descobriu que “uma andorinha não faz verão”, ou seja, somente o homem de vendas, não faz milagre. É necessária toda uma estrutura por detrás do profissional para lhe dar o máximo de retaguarda no exercício de suas funções.

Um dos grandes desafios em vendas é o comandante das operações. O gerente de vendas necessita possuir algumas
características especiais. Em primeiro lugar, precisa entender do processo da venda, conhecer os clientes e suas necessidades e depois conhecer as necessidades da sua equipe de vendas, no que diz respeito à estrutura pessoal de cada elemento. Somente depois disso é que o gerente de vendas precisa compreender as expectativas da sua própria empresa. Não há dúvida, que a comunicação é fator preponderante na liderança de equipes, bem como uma boa dose de conhecimentos de psicologia de vendas, ou seja, o que motiva profissionais de vendas a obterem ótimos resultados.

Cada vez mais, as gráficas digitais estão começando a avaliar os custos de manter uma força de vendas. Existem por exemplo muitos vendedores que tem um custo muito mais alto do que o benefício que trazem para a empresa. O famoso “peso
morto” ou “mala sem alça” é frequentemente encontrado em nossas gráficas. Avaliar nossa força de vendas é uma tarefa bastante espinhosa.

Por que razão nosso homem de vendas não progride? É falha nossa? Sua carteira de clientes não é a correta para os nichos de mercado que queremos atingir? Falta ao nosso homem de vendas um pouco de estímulo? Ele não foi corretamente treinado? Muitas empresas estão começando a solicitar aos clientes uma avaliação sobre seus próprios vendedores, utilizando as respostas para medir os resultados.

Uma coisa é certa. Precisamos vencer os desafios que a época de hoje nos impõe. Para isso, precisamos reeducar nossa equipe de vendas, dando a eles conhecimentos técnicos e de custos, além de mostrar a eles as novas técnicas de venda para este nicho de mercado tão especial, que é o nicho da impressão digital e de dados variáveis. Sucesso!

Texto de autoria de Thomaz Caspary